[GRAVIDEZ] Enxoval Parte 2 - Lavando as roupinhas

Entre conversas e leituras de blogs descobri que o cuidado com as roupas do recem-nascido deve ser level hard. A pele do bebê é sensível e é importante tomar alguns cuidados para evitar alergias ou irritações. 


Tudo deve ser lavado, antes de ser usado pelo bebê. E não é indicado o contato com roupas lavadas com sabão em pó qualquer, amaciante, alvejantes, nada disso. 
Indica-se sabão neutro ou de côco (existe em barra, pó e líquido... eu pensava que só tinha sabão de côco em barra ahuahuaha bicha ignorante).

Um conselho unânime é que "lá pelo sétimo mês de gravidez, as mães comecem a lavar todo o enxoval do bebê que está para chegar. Nessa fase, a gestante ainda tem disposição e já deve ficar com tudo preparado se o bebê chegar antes da hora."

Não há nenhuma contra-indicação em usar a máquina de lavar. Porém, para as peças mais delicadas, prefira a lavagem à mão. O mais importante é caprichar no enxágüe para que não fiquem resquícios do produto no tecido.

Indica-se ainda que o bebê tenha seus próprios cestinhos de roupa suja e roupa limpa

Se você nunca lavou roupa na mão na vida, aí vão os passos para lavar a roupa:

1.    Deixar as roupinhas de molho por 10 a 15 minutos em uma bacia com o sabão líquido diluído conforme instrução na embalagem (ou com o sabão de coco/neutro em barra aplicado às roupas);

2. Esfregar delicadamente só para soltar o pó que pode ter se fixado às fibras (afinal, nada está realmente sujo);
3. Utilizar balde e água corrente (em abundância) para enxaguar. Não pode ficar nenhum resquício de produto nas peças, pois esse é um dos principais causadores de alergias;

4. Secar as roupas em varal, de preferência em local com bastante ventilação;

5. Assim que estiverem secas, tirar as roupas do varal e guardá-las no cesto de roupas do bebê para não misturar com outras peças lavadas (que estão com produtos químicos mais fortes) até que elas sejam passadas;

6. Passar em temperatura média/alta, de preferência do lado avesso.

7. Logo depois de passadas, guardar as roupinhas em sacos plásticos, para evitar que voltem a pegar pó até a chegada do baby.





Comentários

Postagens mais visitadas