[BEBÊS] Amamentação Parte II - A realidade

Na minha primeira postagem sobre amamentação, eu estava com 39 semanas de gravidez.
Mal sabia eu que por mais que tomemos medidas preventivas é muito provável que: a pegada do bebê não esteja sempre correta; o leite não desça imediatamente; o leite empedre; a produção do leite em algum momento diminua; e os mamilos fiquem feridos.

Pegada e Mamilos Feridos

No meu caso, não tive grandes problemas com a pegada do peito. Minha bebê não hesitou em mamar e sempre pegava grande parte da aureola. Ainda assim, meus mamilos feriram. Durante exatos 15 dias eu sofri muito para amamentar. Em alguns momentos, meus seios até sagravam enquanto ela sugava.
Contrariando o conselho da organização mundial da saúde, que diz que intermediários, mamadeiras, chupetas e afins devem ser evitados, eu usei um bico de silicone da Amamente para aguentar a dor. Me ajudou muito, porém a bebê confundia os bicos quando eu a coloca no mamilo nu. E eu levava uns 10 minutos até que ela conseguisse sugar sem intermediário. Isso durou de 2 a 3 dias, até que meus mamilos ficaram resistentes e eu aposentei o intermediário. Graças a Deus!
Algo que ajudou muito na cicatrização foram os banhos de sol nos mamilos por uns 10 minutos durantes poucos dias.

Produção de leite

Inicialmente, o organismo tende a produzir mais leite do que o bebê demanda. A tendência é que o leite empedre. Quando meu leite estava quase empedrando, dei compressa morna. Me ajudou, mas dizem que não é recomendável, pois compressa morna aumenta a produção de leite. Além da compressa também ordenhei um pouco para dar uma esvaziada.
Um santo remédio para encher meus seios de leite é tomar muito água, no mínimo, 3 litros por dia.

Ordenha

Aqui em casa decidimos lutar pela amamentação exclusiva até o 6º mês. É complicadíssimo, mas com muito sacrifício estamos conseguindo. Para isso, na minha ausência eu preciso deixar leite materno congelado para a bebê. Com um estoque eu consegui dar umas idas ao supermercado, shopping, ir ao salão, sem me preocupar com a fome da bebê. Já voltei a trabalhar, mas sobre isso falo em outro post.
Inicialmente, eu pensei e até tentei usar a bombinha manual, dessas simples como mostra a imagem, para tirar o leite. Mas achei muito agressivo e estou fazendo a ordenha manualmente mesmo, sem bombinha, sem nada. Tenho guardado o leite no congelador em frascos de "nescafé" rotulados com a data. Para oferecer à bebê, basta por em banho maria. Não pode deixar o leite ferver.

Tenho muito mais coisa para falar sobre amamentação, mas vou deixar para o Parte III :D


Comentários

Postagens mais visitadas