[BEBÊS] O choro

Antes de conviver com minha bebê eu não sabia absolutamente nada sobre choros de bebês. Nada mesmo! Isso fazia com que ao primeiro sinal de choro da minha bebê eu já me desesperasse e pensasse, "Sou uma péssima mãe! Não entendo minha própria filha!".
Mamães de primeira viagem, não tenham esse pensamento. Com tranquilidade e convivência com seu filhote, você reconhecerá cada choramingada, gritinhos e berrinhos numa boa. E os papais também!
O portal babycenter traz uma lista com 12 motivos dos choros que pode nortear a identificação da causa do choro :DDDD. Vou comentar aqui algumas que já temos experiência aqui em casa.

1. Fome ou sede 
Quanto mais novinho, maior a probabilidade do choro indicar fome. Porque o estômago do recém nascido é muito pequeno e com um xixizinho e uma caquinha já esvazia.
Nossa bebê criou uma rotina de mamadas com pouquíssimos dias. Ela passou a pedir "tetê" de 2 em 2 horas como um reloginho. Então, marcávamos a hora da última mamada. Se o choro viesse 1h30 ou 2 horas depois, era batata: queria peito.
Geralmente, quando o bebê está saciado com a mamada, ele solta o peito e fica calminho. Ao contrário, se ele não estiver saciado, porque, por exemplo, uma mama esvaziou e ele quer mais leite, ele vai largar o peito ainda agitado e continuar chorando.
Outro indício de fome que observamos é o procurar peito com a boca ou ficar chupando os lábios. Isso acontece antes do choro. Então, é bom já oferecer o peito logo antes que venha o berreiro kkkkkk.
Hoje, aos quase 05 meses, a bebê já não berra tanto ao pedir o "tetê". Ela dá uns gritinhos e umas resmungadas ou, nem isso, as vezes fica apenas inquieta e séria demais.
Em dias de calor, a inquietação pode ser por sede. As vezes nem faz tanto tempo assim que seu bebê mamou, mas ele aceita uma mamadinha básica para molhar a goela huahuhauha.

2. Fraldinha suja
Coloque-se no lugar do seu bebê, com fralda encharcada de xixi e quente com um monte de caquinha incomodando. Seu bebê não pode fazer nada a respeito, apenas chorar! Nossa bebê não costuma reclamar de fralda suja. Então, é necessário olhar periodicamente se a fralda está mais durinha, fedidinha ou manchadinha e providenciar a trocar, porque fralda suja incomoda e provoca assaduras. Algumas fraldas da pampers vem com um indicador de umidade, uma linha que muda de cor que facilita a identificação de fralda suja. ;D

3. Sono e cansaço
É importante saber, bebês cansados dificilmente pegam no sono sozinhos. Eles se cansam e simplesmente não sabem que aquela canseira passa com uma sonequinha. Então, o que eles fazem? Choram! Choram porque estão cansados.
Geralmente, choro de sono vem acompanhado de inquietação e mãos esfregando os olhinhos, quando já se tem o controle das mãos, claro. Um recem nascido com sono adora ser acalentado, embalado no colinho. Então, se seu bebezinho já se alimentou, sua fraldinha está limpinha e ele ainda chora, tente acalmá-lo e encaminhá-lo para uma soneca. Se esse for o problema, ele vai se acalmar.
Nas primeiras semanas da nossa bebê, usamos o método charutinho (ver imagem abaixo) e ela acalmava. O charutinho evita os movimentos bruscos das pernas e dos braços que os recém nascidos fazem por não terem controle de seus movimentos. Ele veio de um ambiente tão apertadinho e está se adaptando a tanto espaço disponível.
Nossa bebê dorme mais facilmente sendo balançada, por isso muitas vezes utilizamos o carrinho para niná-la, porque não tem braço que aguente. :DDD Como na barriguinha da mamãe o bebê vive em movimento, ele se sente mais tranquilo.  Eu não comprei, mas existe uma cadeirinha que vibra que pode ajudar nesse processo.
Hoje em dia nossa bebezinha, quando está com sono, começa a "se ninar", tipo um cantarolado com muito AAaaaaa Ôooooo. huahha É muito legal!
Charutinho para acalmar bebê
4. Cólicas e gases
Comentei, num post anterior, sobre o sofrimento que passamos com as cólicas da nossa bebê. Quando a cólica era causada por gases era só fazer arrotar e soltar pum, que imediatamente, ela parava de chorar. Mas existe a cólica ocasionada por falta de maturidade do sistema digestivo, essa cólica, meus amigos, não pára com arroto e pum, tem a hora exata para acontecer e duração com tempo indeterminado. Em geral, durava cerca de 3 horas. Sim! 3 horas de choro, as vezes, com algumas pausas pro peito. Mas na maioria das vezes, ela nem o peito aceitava de tão sofrida. Nesse caso, o que podemos fazer é tentar acalmar a bebê com charutinho, ninando, dando colo, bando de balde, massagem e tudo o mais que poso transmitir segurança e tranquilidade. Aos 45 dias de Ester esse tipo de cólica acabou. Nem mesmo os gases a incomodam, graças a Deus.

5. Gengiva e dentes
Há pouco mais de 1 mês, nossa bebê começou a coçar a gengiva com mais intensidade e os mordedores nos ajudam muito nessa missão. Muitas vezes quando ela não encontra nada para coçar a gengiva, ela utiliza os próprios dedinhos. Quando os dedinhos não satisfazem, ela chora. Não é um choro sofrido, mas enjoadinho. Ela está pedindo alívio para a gengiva. Sobre dentes ainda não sei muito, porque ainda não estão despontando.

6. Desconforto (reação às vacinas)
Em geral, as vacinas causa muito desconforto aos bebês. Frequentemente, as reações surgem por meio de febre e dores musculares na região das injeções. Inevitavelmente, seu bebê vai chorar. O que há de ser feito é o controle da febre e o alívio da dor muscular com uma compressinha levemente geladinha no local da picadinha. Aqui em casa, graças a Deus, só tivemos essas reações.

7. Colo, carinho, atenção e segurança
Não é uma questão de manha, como muitos dizem. O fato é que o bebê se sente mais seguro quando acalentado por alguém. E, a partir dos 3 meses, Ester começou a chorar para chamar nossa atenção. Basta parar um pouco e conversar com ela, cantar, brincar e ela se acalma, se distrai e logo, logo bate aquele soninho. 

Quando se passa muito tempo sozinho com um bebê, como é o meu caso, aparecem situações de ter de deixar o bebê sozinho nem que seja por alguns poucos minutos para fazer coisas básicas tipo ir ao banheiro, usar as duas mãos para comer, preparar as refeições, fazer algo relacionado ao trabalho etc. Nos primeiros meses, ao perceberem que estão sozinhos, eles choram desesperados como se tivessem sido abandonados. A partir do terceiro mês, em média, os bebês vão se distraindo com o ambiente ao redor, com mordedores, móbiles, vídeos e com o próprio corpo, brincam com os pezinhos e mãozinhas.
Enfim, hoje em dia já não me desespero quando ela começa a chorar. Sei que novas situações surgirão. Quando tiver novas experiências, compartilharei aqui com vcs. ;D



Comentários

Postagens mais visitadas